O versículo para decorar de 14 de Agosto de 2005 foi difícil de compreender. Ele parece destoar no Sermão da Montanha com uma pouca conexão com o anterior e o posterior: "[22] Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. [23] Mas se os seu solhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!" (Mateus 6:22-23)
Antes dele: o conhecido texto falando sobre não acumular tesouros na terra: "[19]Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. [20] Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. [21] Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mateus 6:19-21)
Depois dele: o igualmente conhecido texto falando sobre não servir Deus e o dinheiro: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6:24).
Consequentemente, os textos antes e depois deMateus 6:22-23 tratam com a questão do tesouro ou dinheiro. De fato, o primeiro poderia fluir muito bem até o segundo se simplesmente deixasse de fora a intervenção dos versos 22-23. O ponto principal poderia ser "Tesouro de Deus no céu, não dinheiro na terra... porque não se pode servir dois senhores, Deus e dinheiro." Então porque Jesus conecta esses dois textos sobre dinheiro e Deus com um texto sobre o olho bom e o olho mau?
A chave é encontrada em Mateus 20:15. Jesus acabou de contar a parábola dos trabalhadores na vinha. Alguns deles concordaram em trabalhar das 06hs às 18hs por um denário. Alguns o proprietário contratou às 09hs. Outros mais tarde. Finalmente, alguns foram contratados às 17hs. Quando o dia terminou às 18hs ele pagou todos os trabalhadores com o mesmo denário. Em outras palavras, ele foi prodigamente generoso para aqueles que trabalharam apenas uma hora, e ele pagou a quantia combinada com aqueles que trabalharam oito horas.
Aqueles que trabalharam o dia inteiro "começaram a se queixar do proprietário da vinha" (Mateus 20:11). Eles estavam furiosos que aqueles que tinha trabalhado tão pouco fossem tão bem pagos. Então o proprietário usou a frase sobre "o olho mau" que é exatamente igual aquele atrás em Mateus 6:23. Ele disse, "Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?” (Mateus 20:15).
Infelizmente que a última clausa é parágrafo completo, não uma translação. "Ou você está com inveja porque sou generoso" é uma paráfrase muito livre de "Ou o seu olho é mau porque sou generoso (ë ho ophthalmos sou ponëros estin hoti egö agathos eimi?)” O "olho mau" aqui é um paralelo do "olho mau" em Mateus 6:23.
O que faz o olho mau referente em Mateus 20:15? Ele se refere a um olho que não pode ver a beleza da graça. Ele não pode ver o brilho da generosidade. Ele não pode ver abençoar inesperadamente outros como um tesouro precioso. Ele é um olho que está cego para o que é verdadeiramente belo e brilhante e precioso e divino. Ele é um olho mundano. Ele vê dinheiro e recompensa material como mais desejável que uma bela demonstração de livre, graciosa e divina generosidade.
Isto é exatamente o que o olho mau significa no capítulo sexto do Sermão da Montanha. E este significado dá aos versos 22-23 uma perfeita conveniência entre o texto do verdadeiro tesouro (vv. 19-21) e a necessidade de escolher o domínio de Deus e o domínio do dinheiro (vv. 24).
Então, o fluxo completo poderia ser isso: não acumulem tesouros na terra, mas acumulem tesouros no céu. Mostre que seu coração está firme no valor de Deus para você em Cristo. Tenta certeza que seu olho é bom, não mau. Isto é, tenha certeza que você está vendo o tesouro celestial como infinitamente mais precioso que o tesouro material. Quando seus olhos vêem as coisas desta forma, você está cheio de luz. E se você não vê as coisas desta forma, então a luz que você acha que vê (o glitz e flash e pele e músculo deste mundo) é totalmente escuridão. Você está sonânbulo através da vida. Você está servindo ao dinheiro como um escravo sem saber disso, porque ele ninou para você dormir. Bem melor é ser governado pelo o verdadeiro e infinito valor de Deus.
Então, se você está emocionalmente vencido mais por coisas materiais do que por Cristo, ore para que Deus te dê um olho bom e acorde você da cegueira do "olho mau".
Pastor John
Traduzido por Gleidson Lacerda de DesirinGod.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário