quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Vivendo de Luz

Minha mãe sempre brigava quando eu não queria comer na exata hora em que ela queria.

- Vai comer não? Vai viver de luz, é?
Bem, claro que eu nunca levaria o que ela disse a sério... Mas alguém ouve falar que conheceu uma pessoa que falou que não precisamos comer para sobreviver.

Então a Ele posta um tópico no fórum de uma comunidade no orkut sobre vegetarianismo. Perguntando se os outros conheciam essa idéia. Ele segue um programa de 21 dias para se desintoxicar da comida, postando seu diário da experiência, que dura apenas 5 dias por causa de condições externas a ele.

Vamos fazer um histórico disso, a idéia de Viver de Luz (também conhecida por Inedia, Breatharianismo, Respiratorianismo e outros termos) é a crença de tudo que o homem precisa para manter-se vivo é o Prana (a energia vital da criação segundo o hinduísmo). Apesar da ciência estabelecer que um ser humano pode apenas aguentar 40 dias sem comida e 3 dias sem água, Jasmuheen escreveu os livros que são referência dessa crença e desafiam essa idéia. Convidada porém por um programa de TV para demonstrar isso sendo observada, perdeu 6 kilos, ficou desidratada e caminhava para morrer de inanição. Segunda ela, a culpa era da poluição do estúdio, já que ela diz que 70% dos nutrientes vem pelo ar.

No Brasil, a maior expoente dessa crença é Evelyn Torrence que diz não comer nada há dois anos (apesar de admitir que vez ou outra belisca algo só pra sentir o gosto) e dá palestras (cobrando 35 reais por ingresso) sobre sua crença e divulgando seu sistema de parar de comer em 21 dias, que tem 3 desafios:

  1. Não morrer por ter parado de comer
  2. Desligar o sistema digestivo
  3. Ligar a glândula pituitária (para realizar a absorção dos nutrientes da luz solar)

Eu pensei em contradizer isso listando as argumentações científicas, filosóficas, teológicas, et al. Mas olhando esse quadro, pesquisando no Google, vendo que há no mínimo três casos de mortes... o que dizer?

Encontrei em Jesus a vida, aliás, a Vida... abundante e plena. Que me fez, ao invés de rejeitar alimentos, comer o pão de cada dia, saboreando cada refeição com o coração grato, sabendo que é prova do amor e do sustento de Deus. Oro pra que todas as pessoas consigam ver que existe um vazio no coração do homem do tamanho da eternidade, uma sede por felicidade e satisfação e que Jesus exclama: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de águas viva." Jo 7:38

2 comentários:

Anônimo disse...

É revoltando isso, dizer que não se deve comer... Anos e anos a gente comeu e agora vai dizer que vai viver de luz... É igual ser vegetariano hehehe, desde a história antiga o homem caça e tals e agora o corpo ficar sem os nutrientes necessários... loucura.. =/

Abração!! ;)

Anônimo disse...

É verdade. è impossivel viver de luz. Já pensou, ficar sem comer pizza, Mcdonald, Pudim, chocolate, carne gordurosa, galinha frita cheia de gordura, não suportaria, imagina gosto de passar o tempo indo ao médico e comprando remédio e ficar hospitlizado por causa da comida, gosto de sentir o fedo do cano de combustivel a base de petroleo, do esgoto a céu aberto, gosto de ver um monte de pessoas obesas mal conseguindo andar, comprando remedios para terminar o serviço e se mutilando para arrancar partes do corpo para perder peso e viva a realidade. Pois viver de luz é algo impossivel.