sábado, maio 31, 2008

Preparando a instalação do Drupal6 no Ubuntu Hardy 8.04 LTS

Bem amigos, estou abrindo uma micro-empresa de serviços em instalação, manutenção e gerenciamento de redes, computadores e servidores, a GleidsonLM Serviços ME. Então logo estarei deixando este Blogger para usar o Drupal, mantendo nele o site da empresa, um blog com artigos técnicos e minhas desaventuras pessoais. Irei ajudar documentando esta empreitada, então começamos agora o marcador drupal com meus passos nessa viagem.

Infra-estrutura

A primeira coisa a fazer é instalar os aplicativos necessários e configurá-los. O Drupal usa o PHP com uma base de dados.

Instalando

Então iremos instalar o Apache2, MySQL Server, PHP e algumas bibliotecas do PHP. Usemos o gerenciador de pacotes apt-get:
sudo apt-get install apache2 mysql-server php5 php5-mysql

Configurando

Primeiramente, vamos configurar o Apache2, usando um editor de texto para adicionar regras especiais para a pasta do Drupal:
sudo nano /etc/apache2/sites-enabled/000-default
Adicione essa regra de diretório dentro do VirtualHost designado:

<Directory /var/www/drupal/>
AllowOverride All
Order allow,deny
allow from all
</Directory>
Ficaria algo mais ou menos assim:

Ctrl+X para sair, aperte "S" para salvar.

Vamos habilitar o módulo rewrite do Apache2 para a criação de URL amigáveis:
sudo a2enmod rewrite
Recarregue o Apache2 para aplicar as alterações:
sudo /etc/init.d/apache2 force-reload

Criemos um usuário e uma base de dados para o Drupal. Na instalação do MySQL Server você criou um usuário root e configurou uma senha para ele, não é seguro usar esses mesmos dados para a instalação do Drupal. Então, entre no sheel do MySQL:
mysql -u root -p
Digite a senha que você criou na instalação para ter acesso a uma tela como essa (Já está com alguns códigos do próximo passo):

Vamos criar uma base de dados chamada e um usuário chamados 'drupal' e garantir direitos administrativos desse usuário a base de dados. No shell do MySQL digite os comandos:
Criando base de dados:
CREATE DATABASE drupal;
Criando o usuário:
CREATE USER drupal;
Dando direitos totais na base de dados:
GRANT SELECT,INSERT,UPDATE,DELETE,CREATE,CREATE TEMPORARY TABLES, DROP, INDEX, ALTER ON drupal.* TO drupal@localhost IDENTIFIED BY 'umasenhabemlouca';

Agora temos tudo necessário para instalar o Drupal! No próximo capítulo iremos cobrir rapidamente a instalação do Drupal com o pacote de linguagem em Português do Brasil! =D

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.