Quando penso em vencedores, sempre penso nos maratonistas. Com certeza admiro os velocistas, pessoas que chegam a correr 100 metros em 9,58 segundos, mas penso que o esforço físico que o sistema energético anaeróbio alático destes nem se compara a exaustão que o ácido lático acumulado pelo sistema aeróbio total, com consumo de glicogênio causa. Resumindo: ser maratonista dói muito mais.
A vida é feita de duras (e longas) etapas e vocês venceram mais uma terminando o ensino regular! Mas com certeza já estão preocupados com a carreira que vão seguir, o curso que irão escolher e o vestibular que é um mau necessário para tudo isso.
Vi em um filme, não me recordo qual, "que a vida é o que acontece enquanto fazemos planos" e nessa fase temos mais sonhos acordados que aqueles que acontecem na fase REM do sono, por isso, precisamos aprender como correr atrás de nossos sonhos com os maratonistas.
Eles sabem muito bem que não adianta correr desesperadamente nos primeiros 100 metros, há 42 mil metros a serem percorridos. Desta forma, não adianta se afobar, querendo ganhar toda a corrida nos primeiros minutos, haverão horas de intensa luta contra o próprio corpo que, em sua autodefesa, tenta parar aquele esforço exaurível.
Corram com os vencedores, um metro de cada vez, um pé após o outro, ritmo cadenciado. Porque alguns correm muito rápido e cansam logo, outros tem preguiça de começar a caminhada porque não sabem se conseguirão resistir até o fim. Firme um propósito, porque somente "pra quem não sabe onde quer chegar, pouco importa qual caminho escolher".
Diferente da maratona porém, há vários caminhos a serem percorridos. Alguns parecem muito fáceis e simples, mas te levam a destinos obscuros e incertos. Mas o caminho que Jesus Cristo nos ensinou é realista, porque ensina a lidar com as pedras e espinhos que teremos nele, e também idealista, porque seu fim é a eternidade em perfeição com Deus. Se me permite recomendá-lo algo: siga por esse caminho, sem atalhos.
No meio da caminhada, quando sua mente tentar lhe dissuadir de seguir em frente, lembre dessas santas e sábias palavras da Bíblia, que é nosso mapa e bússula, escritas por um homem idoso no fim da vida e, ainda assim, consciente que tinha muito a caminhar:
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 12.12 a 14 (NVI).
Parabéns concluintes, que Deus os abençôe na maratona da vida, os tropeços tornem suas pernas mais fortes, os sucessos não os deixem preguiçosos e que Ele possa ver cada um de vocês correndo entre vencedores!
João Pessoa, 05 de Novembro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário