Cooperação para alavancar a pesca no Brasil
Brasil e Espanha estão juntos para a criação de um centro de referência em navegação no município paraibano de Cabedelo. A ajuda para constituição do centro vem diretamente de Vigo, cidade costeira do noroeste da Espanha. Lá, funciona um dos portos espanhóis mais ativos dedicado principalmente às conservas de atum e sardinha.
O Instituto Politécnico de Vigo e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba atuarão na construção do centro. O Brasil, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), entra com a infra-estrutura e a Espanha será responsável pela aquisição de equipamentos, transferência de tecnologia, além de auxiliar também na elaboração do projeto político pedagógico, do material didático e na formação de professores.
"Em breve teremos especialistas espanhóis em Cabedelo para detalhar a missão. Estaremos juntos em todo o desenvolvimento do centro de navegação", afirmou Pedro Flores Urbano, coordenador-geral de cooperação da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. O especialista esteve reunido com o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, nesta sexta-feira, 13.
A intenção é que o centro de referência em navegação esteja funcionando até o final de 2010. A escola, que fará parte do Instituto Federal da Paraíba, oferecerá cursos de capacitação a navegadores, pesquisas de novos projetos de navios, plataformas, portos, entre outros.
fonte: Boletim MEC SETEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário