sábado, junho 06, 2009

Dia do Meio Ambiente

Foi ontem, mas só tive tempo de escrever hoje, =D

Em 1972 os cientistas já detectavam problemas sérios no ambiente global, como um recuo da camada de ozônio, poluição de rios pela industrialização e comunidades marginais e assoreamento de rios. Nem de longe eles percebiam a calamidade que hoje se abate sobre nossa casa, nosso planeta, mas já percebiam que se o rumo das coisas não mudassem, poderíamos ficar "desalojados".

No dia 5 de Junho a ONU promoveu um encontro que tentou avaliar e propor mudanças, informar e conscientizar sobre o problema. Nessa época as pessoas acreditam que nossos recursos eram inesgotáveis e que o planeta aguentava essa raça faminta, egoísta e destrutiva... não era verdade.

Décadas de mobilização e só agora, com o planeta devolvendo nossas ações em catástrofes naturais, que começam a acreditar que somos convidados por aqui. O planeta? Vai continuar existindo depois de mim e de você, estamos falando da sobrevivência humana, não da sobrevivência do planeta.

Devemos nos dar conta entretanto que ao contrário dos filósofos cínicos, vendo o mau acontecer e assumindo uma contemplação inerte, os cristão são chamados a lutar pelo ambiente, como a criação de Deus e pelo bem dos seus beneficiados. Deus criou a natureza e entregou ela ao homem como uma benção, mas também como uma responsabilidade:

Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Gn 1.28
Ora, quer conhecer alguém? Dê poder a ele. Creio que ficou claro, pelo que fizemos ao ambiente, quem é o homem.

Por isso que as boas novas não somente ao homem, mas a toda a criação!

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Romanos 8.18-21

Devemos nos engajar na luta pelo meio ambiente, pelo bem de nós mesmo, de nossos filhos e pelo dever moral da responsabilidade que Deus nos legou junto com a benção da criação que nos sustenta. O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) lançou a campanha "Seu Planeta Precisa de Você - Una-se para Combater a Mudança Climática" com dicas como essas para serem incorporadas no seu dia a dia:

Recicle, reduza e reutilize;
Evite jogar fora, seja o que for, doe;
Reduza o consumo de energia e água. Para isso, fique de olho no relógio e não demore no banho, evite deixar a torneira pingando ou aberta se você não está utilizando, não deixe os aparelhos em stand-by e desligue as luzes dos cômodos que não está utilizando;
Em casa, na hora de secar as mãos, utilize toalhas. No trabalho ou lugares públicos, duas folhas de papel são suficientes;
Evite as garrafas PET e separe os materiais para reciclar;
Nunca jogue pilhas no lixo! Hoje existem empresas e postos que as recolhem para dar o destino certo a elas;
Se puder evitar o carro, o planeta - e o seu bolso - agradece. Se o local for perto, vá de bicicleta;
No trabalho, tenha sempre uma caneca reutilizável com você, assim, você evita copos e copos plásticos jogados no lixo;
Preste atenção na hora de imprimir: é realmente necessário imprimir o documento? Se for, utilize sempre os dois lados da folha e recicle.
Não esqueça que cuidar do meio ambiente deve ser um hábito diário e não deve se limitar ao dia 5 de junho.

Nossa esperança da eternidade inclui o ambiente, o céu não é um lugar imaterial, em Apocalipse 21.1-4 fica claro que a metafísica inclui uma Terra perfeita e sem a mancha do pecado:

Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

Nenhum comentário: