Eu gosto de usar frases no MSN que façam as pessoas virem conversar comigo sobre o assunto. Duas em especial foram usadas em dois momentos para falarmos sobre a morte:
Pra morrer basta estar vivo
Ninguém escapa vivo da vida
A maioria das pessoas ri comigo, pois me conhecem e sabem que por trás disso tem alguma intenção minha. Algumas ficaram preocupadas, perguntando-me se as frases mórbidas e fatalistas significam como eu estou. A reação no entanto que sempre procuro são das pessoas que revoltadas vem brigar comigo e mandam eu tirar a frase.
A primeira vez que fui apresentado a morte foi no falecimento da minha avó, aos 8 anos. Até lá já tinha visto a mortalidade em animais, plantas, desconhecidos. Mas somente quando uma pessoa tão amada morreu que me dei conta que meus pais, eu e todas as pessoas também iríamos morrer.
A morte é um dos assuntos mais conflituosos e presentes no subconsciente, segundo o psicoterapeuta Irvin Yalom. Ele porém fala que sempre faz esse assunto presente pelo "efeito catártico" da consciência da morte, que leva o paciente a modificar o seu sistema de valores e a viver uma vida mais plena. O salmista decorre sobre esse tema no Salmo 90, descrevendo primeiramente a mortalidade humana, sobre a eternidade de Deus e finalmente sobre a necessidade humana de ser cônscia da sua morte
"Ensina-nos a contar os nossos dias
para que o nosso coração alcance sabedoria" Salmos 90.12
O fim desse salmo invoca a bondade de Deus, para que Ele tenha misericórdia da breve e passageira vida humana, para que o que é feito pelas mãos humanas tenha continuidade.
A consciência da morte para um cristão não é somente catártica, mas libertadora. Apesar da numerosa crítica que a crença na eternidade dos cristão é uma fuga da realidade assustadora da morte, esta crença passa a deixar a morte muito mais real para o crente.
A morte na cosmovisão cristã, é em última instância a pena pela transgressão do que Deus estabeleceu como justo e bom. Por isso que o homem tem tanto trauma com a morte e o sofrimento, ele foi criado para a eternidade. Sendo assim, a eternidade é o que nosso ser mais deseja quando temos uma experiência estética com as artes ou com a filosofia, é esse sentimento de algo maior no e/ou do qual você pertence.
Vide Surpreendido pela Alegria, de CS Lewis. Antes atéu, depois deísta, encontra em Cristo a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais. E não é 42, ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário