terça-feira, setembro 07, 2010

Simpatia

Segundo o Michaelis, simpatia pode ser definida como o:

sf (gr sympátheia) (...)  6 Sentimento que faz que uma pessoa se contriste com os sofrimentos e infortúnios de outrem e exulte com as suas prosperidades e venturas.

Acrescente que simpatia não é sentimento mas decisão tomada em amor, quando uma pessoa se coloca no lugar do outro, sente sua dor ou sua alegria. Por ser decisão, simpatia deve ser estimulada, como lemos em Rm 12:15-18:

Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros.
Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior
Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
Não retribuam a ninguém mal por mal.
Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
Façam todo o possível para viver em paz com todos.

Simpatia não é natural do ser humano, somos pecadores e tendentes ao egoísmo, ao viver para si mesmo e que os outros vivam para nós. A simpatia nasce do amor, do sacrifício do ego e da dedicação ao outro para o seu bem.

Ao simpático, suas dores e alegrias são parte da sua história escrita por Deus para servir e amar ao seu próximo, o propósito de suas lutas e provações é ajudar os outros. Cristo é nosso exemplo nesse sentido, o próprio Deus se humilhou para conhecer nossas dores, tentações, frustrações e tristezas, para nos consolar.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. 2 Co 1:3-5

Qual seja sua dor, seu sofriumento, aguente firme. O Deus de toda consolação sabe o que está acontecendo e embora pareça que as coisas estejam fora do Seu controle, Ele está aprimorando sua vida e seu caráter. Um dia você terá a honra e a responsabilidade de consolar outros com a mesma consolação que estará recebendo. E valerá a pena, você verá.

Um comentário:

André Gondim disse...

Foi bem simpático o texto hehe

Abração!! ;)