quinta-feira, dezembro 30, 2010

Verificando sua Caixa de Email usando telnet e POP3

Está usando um cliente de email e não sabe se o erro está no seu ponto ou no servidor? Abra o terminal de comandos do sistema operacional, se você não sabe o que é isso, pare por aqui.

1) Verificando a conexão com o servidor

Execute o comando "tracert exemplo.com.br", a resposta deve ser:
> 18 207 ms 212 ms 207 ms servidor.com.br [123.456.78.90]

Caso funcione, siga para o passo 2.
Se não, entre em contato com o suporte técnico de redes

2) Verificando o serviço pop3/smtp do servidor

Execute o comando "telnet exemplo", a resposta deve ser parecida com:
> +OK NomeSoftwareMTA ready.

Caso funcione, entre em contato com o suporte técnico do cliente de email e verifique as configurações dele.
Se não, entre em contato com o suporte técnico da hospedagem

3) Verificando dados de usuário e senha

> User [nome de usuário]
> +OK
> Pass [senha]
> +OK Logged in.

4) Mais verificações usando telnet

Na conexão telnet você pode executar alguns comandos:

Para ver uma list dos seus email, use o comando LIST , isto vai mostrar o ID das suas mensagens (Ex 1, 2, etc.)
Para ver o conteúdo de um email, use o comando RETR mais o id da mensagem (Ex RETR 1)
Para deletar uma mensagem, use o comando DELE mais o id da mensagem (Ex DELE 1).
Para deixar sua caixa de entrada e fechar a conexão, use o comando QUIT

Veja mais em http://www.yuki-onna.co.uk/email/pop.html

Nenhum comentário: