domingo, maio 15, 2011

Ser Jovem e Discípulo de Cristo

Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me." Mc 10:21

Que cena dramática vemos em Marcos, capítulo 10: um jovem ao ver Jesus se joga as seus e pés e lhe pergunta: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?”. O que parece uma imagem bonita de submissão ao ensino de Jesus, é apenas um jovem de ego inflamado fazendo uma pergunta retórica, querendo apenas o elogio do mestre. Mas esse mestre era Jesus, hoje você não se deu bem bajulador.

O jovem rico se pôs de joelhos diante de Jesus, mas não hesitou em dizer que cumpria satisfatoriamente a Lei de Deus. Ao contrário de Pedro que ajoelhado, sem ter coragem de olhar pra Jesus pediu que esse se afastasse, pois era um pecador. Um jovem cheio de si e de artimanhas para ganhar atenção.

Um jovem religioso, perdido em sua tentativa de agradar ao “deus” que criara de si mesmo, em sua mente. Um deus que lhe dava segundo suas riquezas o prestígio social e alimentava sua fome e sede de vaidade. Mas o único e verdadeiro Deus o encontrou... e o AMOU.

O convite de Jesus àquele jovem é desista de si mesmo, do seu deus falso: as riquezas. Receba o presente da vida eterna e ande ao meu lado para seu prazer e minha Glória. Ao jovem foi dada a oportunidade de livrar-se daquilo que lhe impedia de conhecer a Verdade encarnada, a Luz da Vida, mas ele preferiu as trevas, abatido e triste, “porque tinha muitas riquezas”.

Quantos jovens hoje em dia têm recusado esse mesmo convite, que triste cena. Alegram-se nas bençãos de Jesus, desfrutam por um tempo da comunhão da Sua Igreja, mas quando é necessário o compromisso ou na presença da perseguição, voltam atrás para suas cadeias e grilhões.

Às vezes parece impossível ser um jovem e discípulo de Cristo num mundo secularizado, onde cada um só pensa no que é seu e só faz o que lhe dá na cabeça. Mas como Jesus falou para seus discípulos, assim também ouvimos sua Palavra: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus".

Ainda existem jovens que, rejeitando as glórias e vaidades que o mundo oferece, matam um leão por dia para andarem e seguirem a Jesus! A estes, a promessa é verdadeira:“Respondeu Jesus: ‘Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. ’”

Texto publicado no boletim da Igreja Presbiteriana Memorial, 14 de maio de 2011, dia do jovem presbiteriano.

Nenhum comentário: