segunda-feira, outubro 24, 2011

Chico, obrigado

Permita-me a indelicadeza do trocadilho, mas foi Chico que abriu os Gates pra os meus Jobs. Meu primeiro contato com informática foi no ensino fundamental no Colégio Alfredo Dantas e já era Chico que ensina com apostilas não muito didáticas para crianças, hehehe.

Quando nem se sonhava uma licenciatura da informática, Chico tinha um método próprio de experimentação no ensino da interação homem-máquina. Ele se permitia ser apenas o tradutor, fazendo no máximo um incentivo ou correção, mas numa coragem e vanguardismo incríveis deixava o aluno fuçar. E eu fuçava.

Com Chico estudei "computação" da "4º à 8º série", do MSDOS4 ao Windows95. Mas ele sempre foi mestre em mostrar não a chatice do decoreba de comandos, execuções e rotinas, mas da potencialidade humana através da ferramenta. Foi no laboratório de informática que acessei pela primeira vez na vida a chamada Internet, com seus pouquíssimos sites dignos de visita.

De lá pra cá, de Cadê? ao Google, de IRC a Hangout+... tudo se fez diferente (ou não). Mas a mente inquisidora e experimental, o prazer da descoberta e de buscar várias maneiras novas e criativas de chegar ao conhecimento e de simplesmente... usar.

Férias que nunca vou esquecer, no meu segundo ano me meti a escrever a peça de fim de ano para o colégio. Academia Nordestina de Letras, um sonho louco de Caetano Veloso numa seca criativa, guiado por Gregório de Matos e Castro Alves por uma saga de escritores nordestinos que lhe trazem de volta a inspiração. Um mês de intensa pesquisa, meses de ensaios e enfim a apresentação.

Nunca agradeci a Chico pelo mês que usei a Internet e o laboratório para gerar esse momento tão especial da minha vida. Na verdade não fazem muitos anos que descobri essa fábrica maravilhosa de amor que é dar crédito às pessoas que constroem coisas boas na minha vida. Deveria lhe agradecer por todos os anos em que aguentou e incentivou minhas loucuras em frente ao computador, ou mesmo as confusões que eu aprontei (lembro como hoje quando eu descobri o "NET SEND", hauahuahuahuahua).

Por mais que eu adore a literatura, tenha tido períodos maravilhosos de história, tenha passado por administração, industria e comércio... a tecnologia tem me proporcionado realização, sustento e descobertas. Chico, obrigado.


Nenhum comentário: