segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Como escrever uma carta de amor

Cartas de amor são correspondência que declaram seu amor e afetividade por alguém (doh!), devem ser escritas seguindo um padrão de gramática e ortografia corretas (ou não), mas existem dicas que eu acho que são indispensáveis na hora de fazer aquele papel famigerado.

Seja sincero

Escrever que "te amei desde sempre", "você é a pessoa mais linda do mundo"... não cola. Se for pra elogiar ou descrever os seus sentimentos, faça com verdade e seja íntegro.

Se você gosta da personalidade da pessoa, não apenas diga: gosto quando você fala a verdade, descreva um momento em que a pessoa foi verdadeira e como você gostou disso nela. Se for elogiar uma parte física, cuidado pra não falar coisas de mau gosto nem elogiar "o dedão da unha do pé", o0.

Acima de tudo, não escreva algo que você não conhece da pessoa, amor platônico é apenas mostra da sua infantil idealização. Conhecer o interlocutor é a regra chave da sinceridade de uma carta de amor

Seja romântico

Romântico é uma palavra perigosa, esteticamente é ser contraponto do estilo clássico, floreando e embelezando com sons e métrica a prosa ou a poesia. Mas as pessoas pensam que ser romântico é ser piegas, falando de como a pessoas se apaixonou pelos 5 minutos em que pegavam o ônibus juntos (José de Alencar que o diga).

Portanto, use do bom romantismo, embeleze o texto da sua carta com esmero e releia ela várias vezes até que até mesmo o som das palavras escolhidas reflitam o seu sentimento. Um exemplo de mudança romântica de um texto:


objetivamente:

Você faz um ótimo doce de jaca em calda
romantismo brega
Tão sublime és tu, musa dos que se empenham nas guloséimas, preparando um doce de jaca em calda, tão doce que o doce de batatadoce, nêctar dos deuses que somente aqueles iniciados nas delícias do olímpio podem experimentar os preparados por tuas divinas mãos
romantismo real
Como estava gostoso aquele doce que você preparou, jaca em calda, certo? Deve ter sido a doçura da forma como você trata as pessoas que deixou ele mais suave e gostoso.

Seja criativo

Pelo amor de Deus, imprimir carta de amor escrita no computador?! A idéia da carta de amor é mostrar afeição, que aquela pessoa é especial, então até rascunhe no PC, mas gaste tempo melhorando a letra e escrevendo a carta a mão.

Incluir desenhos ou apliques pode ser muito interessante, desde que você saiba o que está fazendo, o mais importante é ter um "conceito" para a carta e não deixar ela ficar infantil ou carnavalesca.

Imprimir uma márca d'água num papel da carta com uma foto de vocês e inserir cliparts nas bordas manda muito bem e é fácil de fazer. Queimar a borda do papel para demonstrar o fogo da paixão ou passar perfume no papel são velhas dicas que podem sair pela culatra, tenha cuidado.

Seja real

A carta deve ser tão somente expressão daquilo você sente, nunca faça ela para gerar um sentimento na pessoa que você não corresponde. Juras de amor eterno e promessas são nada mais que "mentiras sinceras", não venda o samba do grande amor pra outra pessoa. Então concentre-se no seu sentimento hoje e deixe o amanhã pra amanhã, faça da carta um registro do que se passa e não do que você ufana ou idealiza. Ao ler sua carta a pessoal deve sentir: isto é verdadeiro, é real.

8 comentários:

Unknown disse...

Eu sei, eu sei. tem vários erros de gramática e ortografia no texto, juro que reviso depois, hehehe

Screvinhando disse...

Massa!!!! usarei as dicas qdo tiver sem idéis para os cartões comemorativos.

Com relação as "mentiras sinceras" concordo ctg, não dá pra prometer o q vc não sabe se vai cumprir, mesmo que queira muito, mas se vc quer falar do que espera que seja seu relacionamento no futuro, não vejo nada dizer d+ "eu espero que nós", "eu queria que nós"... Afinal, quem não pensa no relacionamento no futuro, talvez não esteja nem levando à sério o presente neh?

Agora gostaria de implentar o texto no que se refere ao visual da carta. Tuh manda bem no romantismo Gleidson, mas "márca d'água num papel da carta com uma foto de vocês e inserir cliparts nas bordas" eh breguissimo (hj em dia), além de não dar uma leitura legal, vc nem vê as fotos direito nem consegue ler o texto direito por causa do ruído visual. Colocar figuras nas bordas ainda vai, mas cliparts? Então algumas dicas pra galera:

-Usar papel ofício colorido (aqueles de cores fortes, não os clarinhos) e escrever com uma caneta de cor que dê contraste. Ex: Papel preto/caneta branca ou prata; Papel vermelho/caneta branca. Tem uns papeis com textura que tb são legais, dá até pra usar caneta preta que ainda ficam legíveis.

-Se vai colocar foto de vcs dois, faz uma barra (horizontal ou vertical)rente à uma das bordas, de uma extremidade a outra, com várias fotos em miniaturas, do mesmo tamanho, em sequência. Mais legal ainda se faz um efeito preto e branco em todas pra uniformizar.

Isso é o que eu vejo de tendência para uma arte legal de uma carta (romântica ou não) hoje, talvez futuramente também já seja brega... hehehe

Unknown disse...

Yay! deveria ter mandado pra tu o rascunho pra tu, adorei as dicas de criatividade! =D

André Gondim disse...

Ficou bem legal o texto!!

Abração!! ;)

Unknown disse...

pow adorei as dicas n sou nd bom para isso. srsr

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.